Núcleo de Apoio ao Empre­ende­dorismo Agrícola

O núcleo disponibiliza um conjunto de serviços aos jovens que necessitem de apoio na elaboração de projeto/criação de emprego, dos quais destacam-se os seguintes:

Preparação de candidaturas
Acompanhamento e aconselhamento técnico

Consiste na receção dos interessados em apresentar uma candidatura no âmbito do sector agrícola, acompanhar e prestar aconselhamento técnico ao nível das formalidades da constituição jurídica da sua empresa.

Elaboração de projetos e criação de emprego
Aconselhamento legal e financeiro

Consiste no acompanhamento dos interessados na elaboração de um projeto e na criação de emprego através da implementação do mesmo. O projeto pode ser alvo de apoio financeiro a diversas fontes de financiamento.

Acompanhamento no acesso a financiamento
Submissão de candidaturas ao PDR2020 e ao Alentejo2020

Consiste na recolha de informação das várias fontes de financiamento de acordo com a tipologia de projeto a desenvolver e acompanhamento do processo de acesso. Acompanhamento e apoio na submissão de candidaturas ao PDR2020 e ao Alentejo2020.

Acesso a Bolsa de Terras

A bolsa de terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da disponibilização de terras, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, e, bem assim, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta. A bolsa de terras disponibiliza para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência as terras com aptidão agrícola, florestal e silvo pastoril do domínio privado do Estado, das autarquias locais e de quaisquer outras entidades públicas, ou pertencentes a entidades privadas. A bolsa de terras disponibiliza ainda terrenos baldios, nos termos previstos na Lei dos Baldios. O modelo de gestão da Bolsa de Terras prevê a articulação entre a DGADR, como entidade gestora da Bolsa de Terras, e as GeOP, como entidades autorizadas para a prática de atos de gestão operacional. A Monte é entidade GeOP.

Documentos e Ligações de Apoio

Contactos