Cabaz do Hortelão

Monte-ACE

O Cabaz do Hortelão tem vindo a conquistar cada vez mais consumidores, pela sua qualidade. O primeiro local para distribuição dos cabazes foi na Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª da Vila, em Montemor-o-Novo, mas devido ao interesse dos consumidores, a distribuição dos cabazes alargou a outros concelhos como o de Arraiolos e Évora. A distribuição é feita pelos produtores, que para além da entrega dos cabazes nos locais de referência, ainda fazem entregas em residências, o que permite uma maior proximidade entre consumidores e produtores, o que torna um êxito, por ser esse o objectivo do Projecto Prove.

Núcleo de Produtores de Montemor-o-Novo

Núcleo de Produtores de Évora

O Núcleo de Évora participa um sábado por mês na Feira no Bairro que decorre no Bairro da Malagueira, Bairro da Horta das Figueiras, Bairro do Bacelo e no Bairro da Nª.Srª da Saúde

A iniciativa de alargar a entrega dos cabazes por outros conselhos, tem partido dos consumidores, e da divulgação que é feita pelos mesmos. A adesão tem caminhado a passos largos, o número de consumidores por núcleo:

Núcleo

Consumidores

Nº de cabazes mensais

Évora

76

151

Montemor-o-novo

98

191

Total

174

342

Actualização: 10 Novembro 2016

O contacto directo entre produtores e consumidores permite a partilha de um conjunto de informações sobre os métodos de produção e os cuidados ao nível da protecção do ambiente, as variedades regionais, a qualidade dos produtos, as dificuldades decorrentes durante a produção, os desejos e motivações dos clientes, entre outros.
Devido ao aumento do número de consumidores e à vontade dos produtores, foi criado o núcleo de Produtores do Cabaz do Hortelão de Évora, tendo sido o seu lançamento a 23 de Setembro no espaço ambiente do jardim público.
A organização deste núcleo era um objectivo desde há muito desejado pelo MONTE para a dinamização do Cabaz do Hortelão na Cidade de Évora, indo ao encontro da vontade manifestada por várias dezenas de consumidores em aderir a esta nova forma de comercialização directa.

O Núcleo agora constituído baseia-se na produção de 5 pequenos agricultores das designadas hortas de Évora, tendo alguns destes agricultores manifestado a vontade em abrir as suas quintas aos consumidores e alargar esta relação de confiança que se pretende desenvolver entre estes dois grupos de agentes.

O cabazes do núcleo de Montemor-o-Novo, assim como o de Évora pesam ambos entre 5 a 7 kg, tendo o primeiro um custo de 10,50 € e o segundo um custo de 9 € , contendo frutas e legumes da época, produzidos e seleccionados pelos produtores.

Esperamos o aumento do número de inscrições de consumo, bem como, de produtores aderentes à iniciativa neste concelho.

 

HOME BACK