Projecto Radar

Monte-ACE

A Monte – Desenvolvimento Alentejo Central, ACE é uma das 29 associações de desenvolvimento local que constituem uma parceria GeOp, através da entidade responsável pela Federação Minha Terra, autorizada a praticar atos de gestão operacional da Bolsa de Terras.

A Bolsa de Terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da disponibilização de terras, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas. Esta disponibiliza para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência as terras com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril do domínio privado do Estado, das autarquias locais e de quaisquer outras entidades públicas, ou pertencentes a entidades privadas.

Existem inúmeras pessoas que desejam cultivar um pouco de terra, seja com o objetivo de explorá-la economicamente, seja para poder realizar a sua horta familiar. No entanto, muitas dessas pessoas não têm solo para cultivar. A Bolsa de Terras surge para colmatar os problemas de quem quer cultivar e não tem terra, assim como, de quem tem terra mas não tem tempo para cuidar dela.

A entidade gestora da Bolsa de Terras é o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, através da Direcção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural  (DGADR).
BACK HOME BACK