Enquadramento
O Projecto Nova Agricultura - Novo Desenvolvimento Rural, enquadra-se na Iniciativa Comunitária EQUAL, prioridade 1 - Empregabilidade, medida 1.1 - facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho, área de intervenção 1.1.1 - percursos integrados de orientação-formação-inserção, caderno de encargos 3 - Marketing Profissional.
Acção 2
Desenvolvimento do Projecto de Intervenção com vista a promover a construção de novas oportunidades de qualificação, para os jovens. As actividades desenvolvidas foram as seguintes:
- Painel de integração estratégica dos stakeholders, Encontros ao longo do projecto, entre públicos e beneficiários do mesmo, onde o grupo de participantes se mantém estável ao longo das sessões. Representatividade em termos de género, áreas de intervenção no sector, experiências de trabalho promovendo a troca de informação e a igualdade de oportunidades entre os presentes. A actividade destina-se a promover a troca de informação; reconhecer interesses comuns e identificar oportunidades de cooperação entre actores. Esta actividade introduz informação em outras actividades do projecto, como o diagnóstico prospectivo a construir sobre profissões emergentes no sector; a estratégia de empregabilidade a implementar para as novas profissões e a construção do percurso formativo a criar sobre um dos perfis profissionais emergentes. A periodicidade é, pelo menos, semestral.
- Acções de Apoio Técnico para a Inovação no Sector Agrícola/ Sessões de Sensibilização para jovens, Realização de sessões de aconselhamento técnico de 1 dia cada destinadas a um grupo de 10 agricultores, com especialistas em várias áreas. As temáticas a trabalhar tem por base as áreas onde foram identificadas necessidades de formação, ao nível dos activos do sector.
- Durante o projecto foram desenvolvidas sessões de sensibilização destinadas aos jovens, como vista a promover uma nova imagem do profisisonal agricula, bem como do mundo rural em geral.
- Diagnóstico prospectivo de profissões para o sector agrícola na área do Ambiente, levantamento de informação e a identificação de perfis profissionais emergentes no sector agrícola, na região Alentejo.
- Concepção de acção de formação de uma profissão emergente na área agricola
- Concepção de percurso formativo que permita o desenvolvimento de uma actividade profissional na área do ambiente, na região Alentejo. Isto implica a definição de programa de acção de formação e respectivos Recursos Técnico-pedagógico.
- Acções de qualificação para técnicos das entidades parceiras do Projecto, realização de acções de formação com a duração de 3 dias cada, orientados para necessidades de formação dos técnicos e das organizações da Parceria de Desenvolvimento e Parceria Alargada integrando uma componente prática. As temáticas a abordar são: Igualdade de Oportunidades; Inovação; Concepção de Acções de Formação, Empowerment, Prodição de Conhecimento.
- Criação de um site como centro de recursos "on line" do projecto, espaço que apresente a história e evolução do projecto ao longo dos 2 anos de implementação; e permita a comunicação, em suporte informático, entre os elementos envolvidos: técnicos da PD e PA, pessoas envolvidas no painel de reflexão e comunidade em geral (www.nova-agricultura.org)
- Actividades Transnacionais, integra todas as actividades no âmbito do Acordo de Cooperação Transnacional realizado com mais 3 projectos Equal europeus: Equal Enterprise Scotland, da Escócia, DELTA, da Républica Checa, Green Entrepreneurs, da Holanda.
Durante a acção foram também desenvolvidas pela PD actividades de gestão do projecto, de auto-avaliação e de balanço de competências.
Este momento do projecto decorreu entre Abril de 2005 e Agosto de 2007.
Resultado da Acção 2
Metodologia Inovadora Participada de Itinerário Pedagógico - O Caso do Curso de Técnico de Produção Animal.
Trata-se de um Recurso Técnico Pedagógico que identifica e enuncia as etapas para a construção de percursos de inserção-formação e apresenta resultados práticos ilustrativos, de referência para os utilizadores. Pretende responder a necessidades dos conceptores de processos de formação e inserção com vista a aumentar a empregabilidade e o marketing de uma profissão.
Este disponibiliza o passo a passo metodológico desenvolvido para a construção de um percurso formativo do curso de técnico de produção animal, onde estão incluídos o programa de formação, o manual de formador e manual de formando.
Tem como suporte uma fundamentação teórica por via da prática realizada, que justifica a necessidade de desenvolvimento de metodologias inovadoras para a construção de respostas formativas à medida, com vista à inserção no mercado de trabalho de jovens.
Brevemente o mesmo será aqui disponibilizado na integra.