HOME BACK  (página em actualização)

 

 

 

 

2011

Projecto de Cooperação para o Desenvolvimento "Nos Junte", IPAD (2009-2011)

4ª Missão do projecto Nos Junte - Cabo Verde

Em Maio de 2011, realizou-se a 4ª Missão do Projecto Nos Junte - Aprender e Construir Desenvolvimento, Lutar Contra a Pobreza, em Santo Antão. Os parceiros do projecto prepararam em conjunto as diversas actividades a desenvolver durante este período, incidindo na preparação das actividades de disseminação do projecto; no reforço de competências na área das TIC; na recolha de informação para a elaboração do Manual de Boas Práticas; preparação do inicio de um novo projecto em parceria.

 

 

 

 

 

Manual de Boas Práticas de Desenvolvimento Comunitários em Santo Antão

Manual de Boas Práticas de
Desenvolvimento Comunitários em Santo Antão

Em Setembro ficou concluído o Manual de Boas Práticas de Desenvolvimento comunitário, A experiência de Santo Antão, que consiste no resultado da acção de capacitação para agentes locais, realizada no contexto do projecto Nôs Junte, onde se apresenta a metodologia de trabalho desenvolvida. Este recurso constitui-se também como um registo de uma memória colectiva no que respeita às comunidades e aos seus protagonistas.

 

 

Actividade de Disseminação

Actividade de Disseminação

Em Novembro de 2011, realizam-se as sessões de disseminação do projecto Nôs Junte com o objectivo de partilhar com outros agentes, a experiência de animação comunitária desenvolvida no contexto do Projecto Nôs Junte, em Santo Antão, promovida pelos parceiros Monte e Conselho Regional de Parceiros do Programa de Luta Contra a Pobreza em meio Rural (PLPR).  A estratégia de disseminação consiste na apresentação, noutros territórios e a outras Comissões Regionais de Parceiros que se encontram a implementar o PLPR, a prática Nôs Junte, pelos atores que estiveram implicados no processo. Nestas sessões foi apresentado o Manual de Boas Práticas Comunitárias, resultado da execução do Nôs Junte e que constitui uma memória colectiva da historia das comunidades e pessoas envolvidas na luta contra a pobreza em Santo Antão, desde a fase inicial. Foi também apresentada a plataforma do Centro de Recursos para o Desenvolvimento Rural (http://www.moodle.monte-ace.pt) como espaço de apoio à capacitação dos agentes e à promoção da cooperação entre territórios. Estas acções também permitiram identificar as necessidades de capacitação dos atores locais, possíveis de respostas através do CRDR.
As acções de disseminação foram acompanhadas e apoiadas pela Unidade Central do Programa Nacional de Luta de Cabo Verde, quer em termos da sua execução como divulgação.

 

 

Capacitação dos agentes locais e constituição da Rede de Cooperantes do CRDR

Centro de Recursos para o Desenvolvimento Rural - O CRDR do Monte (2010-2011)

Capacitação dos agentes locais e constituição da Rede de Cooperantes do CRDR, com a participação das ADL associadas do Monte.

 

 

 

 

Projecto "EIDER - Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Rural, Cooperação Transnacional " (2010-2012)

1º Encontro de Empresários Portugueses e Caboverdianos, em Santo Antão Cabo Verde

O 1º Encontro de Empresários Portugueses e Caboverdianos, em Santo Antão Cabo Verde realizou-se nos dia 1 a 5 de Novembro de 2011, em Santo Antão, Cabo Verde.
Esta actividade do projecto EIDER foi realizada em parceria pelo Monte e o parceiro local, o CRP-SA e integrou actividades diversas como Workshop sobre Marketing e Empreendedorismo", Oficina sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural" e Visitas para abordar e reflectir sobre as temáticas referidas. Neste encontro participaram empresários portugueses e empresários cabo-verdianos, elementos da direcção e técnicos do Monte e do CRP-SA, especialistas dos dois territórios na área da gestão e marketing, bem como, autarcas e outros agentes mobilizados pelo parceiro local.
No final do Encontro os particpnates realizaram um balanço positivo e foram identificadas as áreas de trabalho a dinamizar no 2º Encontro.

 

Ferramentas de Gestão para Micro Empresas de Turismo Rural

Realização da acção de formação “Ferramentas de Gestão para Micro Empresas de Turismo Rural", que beneficiou 7 Empresários da área do Turismo Rural, do território de intervenção do Monte.

 

 

 

 

 

Centro de Recursos de Empreendedorismo Feminino (CREmp)

O Monte apresentou no passado dia 13 de Setembro, na Conferência Final do projecto Winnet8, em Kastoria, na Grécia, o Centro de Recursos de Empreendedorismo Feminino (CREmp) do Monte. O projecto de Cooperação Interterritorial aprovado no SUP 3 do PRODER, tem como parceiro nacional a ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro - Sul e como parceiros informais o Ergani Centre, na Grécia, através da aquisição de serviços e o WRC DALARNA, na Suécia, através do aconselhamento na criação do WRC.

O CREmp tem como principal objectivo contribuir para o crescimento regional e aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho reforçando competências nos domínios do empreendedorismo, inovação e novas tecnologias de informação.

Até Maio de 2012 o Monte pretende criar um Centro de Recursos de Empreendedorismo Feminino (CREmp), estabelecer redes de cooperação entre empresárias das diferentes regiões (Monte, ADRACES) e permitir que os dois Centros de Recursos Femininos (CREmp e BIS) possam potenciar a promoção dos produtos das suas empresárias, dar a conhecer os produtos das empresárias portuguesas fora das fronteiras nacionais, bem como trazer novas ideias de negócio para os territórios locais (MONTE e ADRACES) beneficiando das ligações com WINNET8, Women's Resource Centres

 

Monte, ACE - Entidade Prestadora de Apoio Técnico, no âmbito do PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à criação de Emprego

O Monte assinou em Março de 2011 um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP com vista à prestação de serviços de apoio técnico à criação e consolidação de projectos (ATCP) apoiados ao abrigo do PAECPE, para os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Sousel, Arraiolos, Évora, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo, Mourão, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas.
Até ao momento o Monte assinou seis contratos de prestações de serviços com beneficiários do Centro de Emprego de Montemor-o-Novo, concelhos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas com vista à prestação de Acompanhamento, Formação em áreas de gestão e Consultoria.
O Acompanhamento teve inicio com a elaboração de um plano de desenvolvimento personalizado da empresa com base num diagnóstico completo da situação e das necessidades da empresa e dos promotores e irá acompanhar a empresa pelo menos nos próximos 9 meses.

 

 

 

 

2010

Logo_EIDER

Co-Financiamento PROVE

Projecto "EIDER - Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Rural, Cooperação Transnacional " (2010-2012)

Projecto Aprovado na área da Cooperação Transnacional do subprograma 3 do PRODER, tem como objectivo global, a articulação do objectivo 5º e 6º apresentados na área temática "Cooperação para o Desenvolvimento" apresentado na ELD do Monte: Reforçar competências na área da gestão empresarial e apoiar iniciativas geradoras de rendimentos, nos territórios rurais, até 2012. Os objectivos específicos do projecto são:

 

 

 

Logo PROVE

Co-Financiamento PROVE

Projecto PROVE - Promover e Vender, Cooperação Interterritorial (2010-2011)

Projecto Aprovado na área da Cooperação interterritorial do subprograma 3 do PRODER. Tem como objectivos: Fomento e reforço da capacidade empresarial local de pequenos produtores agrícolas; Estimulo a processos de sustentabilidade local através da comercialização de proximidade; Desenvolvimento de dinâmicas de proximidade entre produtores e consumidores. As actividades previstas são a participação activa nas actividades de disseminação, divulgação e participação nas entregas dos cabazes pelos agricultores; Realização de reuniões com os produtores, e com entidades locais; Participação no I Encontro Nacional Prove; Acompanhamento de visitas às explorações; Participação em Seminários PROVE.

 

WINNET8

Projecto: WINNET8

O projecto Winnet 8 visa promover a igualdade de género no mercado de trabalho é financiado pelo Interreg IV C. A principal acção deste projecto passa pelo intercâmbio de boas práticas com base na parceria formada por entidades de países europeus. Tem como objectivo contribuir para o crescimento regional melhorando a participação das mulheres no mercado de trabalho, reforçando competências nos domínios do empreendedorismo, inovação e novas tecnologias de informação, até 2012.
As actividades realizadas durante este período foram diversas: Realização do Encontro "Interregional Training for Process Coaches", na Universidade de Évora; Participação no Grupo Multi-Actores (MAG) constituído por entidades públicas e privadas regionais com o objectivo principal de constituir um Centro de Recursos Feminino (WRC) no Alentejo; Actividades de secretariado no quadro do MAG; Participação nas visitas de Estudo e Conferência Final na Grécia e nos workshops em Itália.

 

 

Projecto de Cooperação para o Desenvolvimento "Nos Junte", IPAD (2009-2011)

1ª Missão do projecto Nos Junte - Cabo Verde

Em Janeiro de 2010 realizou-se a primeira missão do projecto Nôs Junte, tendo-se desenvolvido várias actividades, de capacitação de técnicos e agentes de desenvolvimento das associações locais de desenvolvimento; reuniões da parceria do projecto. Foi constituído o Centro de Recursos para o Desenvolvimento Rural, com vista a dar resposta às necessidades das Associações Comunitárias de Desenvolvimento. Após a realização da missão a equipa de projecto e os formandos que participaram nas acções de formação, mantiveram contacto e exploraram os conteúdos das acções através da plataforma on line do CRDR.

Realizou-se em Abril a candidatura ao IPAD para a 2ª fase do Projecto Nos Junte que tem como calendário Outubro de 2010 a Julho de 2011. Nesta fase as principais actividades de projecto a desenvolver são acções de disseminação e transferencia das aprendizagens adquiridas através do projecto para outros territórios, outras ilhas em Cabo Verde.

2ª Missão do projecto Nos Junte - Cabo Verde

A segunda missão do projecto Nos Junte realizou-se de 17 a 28 de Maio de 2010, na Ribeira Grande, Santo Antão. Os parceiros do projecto prepararam em conjunto as diversas actividades a desenvolver durante este período, incidindo no desenvolvimento de actividades formativas, de acções de trabalho nas comunidades locais, e actividades de gestão e acompanhamento de projecto. Realizou-se também uma reunião entre a parceria do projecto e a Unidade Central do Programa de Luta Contra a Pobreza de Cabo Verde. Todas esta acções foram implementadas de modo complementar e de acordo com as necessidades evidenciadas pelos seus destinatários.

 

 

3ª Missão do projecto Nos Junte - Cabo Verde

Em Outubro de 2010, realizou-se a 3ª Missão do Projecto Nos Junte, tendo neste período as actividades sido centradas na finalização do curso de capacitação de formadores de Desenvolvimento Comunitário e, na preparação da actividade de Disseminação Nos Junte. Foi realizada a entrega dos Certificados de Formação Profissional a todos os formandos que participaram no "Curso de Formação de Formadores para Desenvolvimento Comunitário, Planeamento, Gestão e Avaliação de Projectos".

 

 

 

 

Elaboração da Proposta Completa do Projecto: Gestão Sustentável dos Recursos Florestais no Parque Natural dos Tarrafes de Cacheu (2010-2013)

Após a aprovação pela Comissão Europeia da Concept Note, 1ª fase de candidatura, do presente projecto, elaborou-se a proposta completa do projecto Gestão Sutentável dos Recursos Florestais no Parque Natural dos Tarrafes de Cacheu, na Guiné-Bissau. Esta projecto foi candidatado à Comissão Europeia e tem como parceiros o Monte e o IBAP - Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas, da Guinné Bissau. Tem como objectivo geral combater o processo de degradação da vegetação florestal que se verifica na Guiné-Bissau e em particular no PNTC, através de uma gestão dos recursos naturais sustentável e participada pelas populações locais.

 

Elaboração de candidatura ao IPAD, Que qui di nó mato, tem balur (2010-2012)

O Projecto "que qui di nó mato, tem balur" intervém na área do Parque Natural dos Tarrafes de Cacheu (PNTC) e enquadra-se na vertente da capacitação local como forma de contribuir para o combate à desflorestação e delapidação dos recursos naturais locais, através do desenvolvimento de práticas de utilização sustentável dos recursos naturais pelas comunidades locais, em paralelo, com o combate à pobreza. A parceria do projecto é composta pelo MONTE e o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) da Guiné-Bissau. O projecto destina-se aos chefes de família, que na sua maioria são mulheres.

 

 

 

 

2009

Participação do Monte na Direcção da Plataforma Portuguesa das ONGD

O Monte participou, durante o ano de 2009, nas reuniões da Direcção da Plataforma Portuguesa das ONGD, juntamente com mais 4 entidades: Instituto Marquês de Valle Flôr, ADRA - Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, Médicos do Mundo Portugal, TESE - Associação para o Desenvolvimento.

 

1ª Missão do projecto Nos Junte - Cabo Verde

Projecto de Cooperação para o Desenvolvimento "Nos Junte", IPAD (2009-2011)

Em Abril de 2009, o Monte constrói o Projecto Nos Junte - Aprender e Construir Desenvolvimento, Lutar Contra a Pobreza, em parceria com o Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão.
Este foi aprovado pelo IPAD em Outubro de 2009 e tem como objectivo geral a capacitação das Associações Comunitárias de Desenvolvimento e, reforço da governança local, para apoio ao desenvolvimento sustentável e luta contra a pobreza, em Santo Antão.
Os primeiros 3 meses de execução do projecto, permitiram uma melhor articulação dos parceiros envolvidos e a preparação das actividades formativas a desenvolver.

 

1ª Missão do projecto Nos Junte - Cabo Verde

Elaboração da Concept Note do Projecto: Gestão Sustentável dos Recursos Florestais no Parque Natural dos Tarrafes de Cacheu (2010-2013)

Esta projecto foi candidatado è linha EuropeAid/128320/C/ACT/Multi, da Comissão Europeia e tem como parceiros o Monte e o IBAP - Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas, da Guinné Bissau. Tem como objectivo geral combater o processo de degradação da vegetação florestal que se verifica na Guiné-Bissau e em particular no PNTC, através de uma gestão dos recursos naturais sustentável e participada pelas populações locais.

 

Projecto de Cooperação "EIDER - Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Rural" (2010-2012)

Candidatura do projecto EIDER à acção 342 - Cooperação Transnacional do Subprograma 3 do Proder, pela parceria Monte e Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão. Surge em complementaridade com outros projectos já em curso e outros que se encontram em fase de análise. Esta intervenção tem como objectivo global o reforço de competências na área da gestão empresarial e apoio a iniciativas geradoras de rendimentos, nos territórios rurais, até 2012.

 

 

O MONTE REALIZA MISSÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA em Santo Antão CABO VERDE

Na continuidade de práticas de trabalho já em desenvolvimento, no contexto da ACVER, entre organizações cabo-verdianas e portuguesas, para a implementação do PLPR - Programa de Luta Contra a Pobreza em Territórios Rurais, iniciou-se o projecto PICSA - Projecto de Desenvolvimento de Inovações no domínio da Cooperação Descentralizada e da Solidariedade para o apoio/reforço do PLPR.

Santo Antão - Cabo Verde
Santo Antão - Cabo Verde

Reunião da Equipa Técnica do Monte
com a Comissão Directiva do CRP

Os trabalhos da 1ª Missão do PICSA que decorreu de 24 a 29 de Maio de 2009, foram desenvolvidos em parceria entre o Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão (CRP-SA) e o Monte-ACE, cidade da Ribeira Grande, Santo Antão.

A missão de assistência técnica incidiu sobre as seguintes áreas

I - Apoio Técnico à CRP e ACD's

II - Identificação e Elaboração do Projecto de Cooperação Descentralizada

A abordagem e o enfoque sobre as diferentes áreas de trabalho, foi feito por recurso à técnica de triangulação sendo cada área abordada a partir da perspectiva de;

No que respeita à primeira área de trabalho é de realçar as necessidades manifestadas pelos actores locais em termos de competências técnicas na área da animação comunitária e associativismo no sentido de permitir uma maior sustentabilidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por estas organizações na Luta Contra a Pobreza em territórios Rurais.

Tendo em conta esta debilidade os parceiros cabo-verdianos e portugueses construíram, durante a missão técnica, o desenho de um Projecto de intervenção descentralizada, cujo foco é o reforço de competências organizacionais das ACD's. O Projecto "Nhas V'zim - A capacitação das ACD's através do trabalho colaborativo em redes on line", destina-se ao reforço institucional das ACD's de Santo Antão, tem a duração prevista de aproximadamente um ano, e articula-se directamente com outras intervenções já planeadas para a ilha no contexto da parceria Monte e CRP-AS.

 

Cartaz Encontro internacional de Desenvolvimento São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe

O Monte participa no 1º Encontro Internacional de Desenvolvimento Local, em São Tomé e Principe, de 3 a 11 de Abril de 2009

De 3 a 11 de Abril de 2009 o Monte participou no 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, um projecto da iniciativa da Associação ROÇAMUNDO, em parceria com FUNDAÇÃO CACAU, ambas de São Tomé e Principe e as seguintes organizações portuguesas, o Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), a Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (NEREA- Investiga), o Centro de Estudos Socais da Universidade dos Açores (CES-UAC) e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

"O encontro teve como objectivo reunir em S. Tomé e Príncipe especialistas de diferentes áreas para reflectir sobre estratégias de desenvolvimento das comunidades locais a partir de uma realidade insular, com dificuldades evidentes em encontrar o melhor caminho para solucionar a progressiva pobreza em que se encontra mergulhado.

Várias políticas de desenvolvimento foram ensaiadas sem que alguma tivesse o efeito prático desejado, desafiando, deste modo, alguns conceitos e teorias de desenvolvimento económico. Neste contexto, a troca de experiências, tanto teórica como prática, na implementação e desenvolvimento de projectos comunitários promotores da mudança, poderá ser enriquecedora para os que têm estado empenhados em encontrar novos caminhos e soluções para romper as bolsas de pobreza.

Por outro lado, é fundamental promovermos e incentivarmos o desenvolvimento de uma cultura de parceria entre agentes nacionais e internacionais, entre o sector público e privado, o poder local e agentes económicos locais, constituindo, deste modo, uma Comunidade de Prática como estratégia para a criação de mecanismos viáveis para o desenvolvimento".

O encontro integrou um número muito alargado e diversificado de actividades, workshops temáticos, sessões plenárias, apresentação e discussão de Projectos em curso no território, a Feira de Desenvolvimento Local, atelies de trabalho e uma agenda cultural, complementar a todos os dias do seminário.

O encontro teve como principal objectivo a troca de ideias e de formas de intervenção entre os diferentes actores participantes, numa lógica de manutenção de uma Comunidade de Práticas. Na sua maioria, os participantes eram provenientes de organizações do Arquipélago dos Açores, sendo evidente as afinidades e interesses comuns existentes, pelos representantes de regiões insulares.

Uma das maiores preocupações sentidas pelas entidades locais é na área do ensino/formação, estando neste momento a decorrer a reforma do sistema educativo santomense. Em São Tomé a maioria da população é muito jovem, com pouca escolaridade, pelo que é considerada de extrema importância o desenvolvimento de uma política de formação ajustada aos jovens e à sua realidade. O Ambiente e, a sua preservação, a par com a cultura e historia locais são outras das preocupações crescentes dos agentes locais, tendo sido mostrados um largo número de projectos já em desenvolvimento, com estes objectivos e, que associam também, o desenvolvimento económico sustentável do território:

Este encontrou permitiu assim, abrir diversas possibilidades de cooperação, entre os diferentes participantes, com especial destaque para a ONG ROÇA MUNDO, que foi a organização anfitriã do encontro.

 

 

 

 

2008

Participação do Monte na lista para a Direcção da Plataforma Portuguesa das ONGD

O Monte integrou a lista candidata à Direcção da Plataforma Portuguesa das ONGD, juntamente com mais 4 entidades: Instituto Marquês de Valle Flôr, ADRA - Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência, Médicos do Mundo Portugal, TESE - Associação para o Desenvolvimento. Participou numa reunião de trabalho para preparação da entrega da referida candidatura.

Foto1

Participação na 1ª Edição dos
Dias do Desenvolvimento

O Monte participou na 1ª Edição dos Dias do Desenvolvimento, que se realizou de 5 a 7 de Junho, promovido pelo IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Este evento teve como objectivo apresentar e partilhar experiência e conhecimentos sobre a Cooperação desenvolvida pelas entidades portuguesas. O Monte, no contexto desta iniciativa dinamizou, em conjunto com outros parceiros, um Workshop intitulado "Olhares Partilhados sobre Cabo Verde"  onde relatou os resultados atingidos com a intervenção que tem vindo a desenvolver em Cabo Verde, desde 2002. Neste estiveram presente, Associações de Desenvolvimento Local protagonistas da intervenção realizada, o Presidente do IPAD, o Coordenador da Unidade de Coordenação do Programa de Luta Contra a Pobreza em Cabo Verde, o Chefe de Projecto do Programa LEADER+, entre outros.

 

Projecto de Cooperação Transnacional "Rede de Museus Vivos"

É um Projecto de cooperação transnacional para a criação de uma Rede de Museus Vivos que proporcione a promoção conjunta do património natural, cultural e etnográfico dos territórios dos parceiros do Projecto, criando as condições necessárias para a sua valorização e promoção turístico-cultural.

Eco-Rede de Museus Vivos é a designação dada à Rede criada pela parceria que envolve dez territórios ibéricos, no âmbito da Iniciativa Comunitária LEADER+. Todos estes territórios estão situados na Península Ibérica, desde o mais a Norte em Espanha, a Cantábria, até ao localizado na ponta mais ocidental da Europa, no Sul de Portugal – o Algarve.

Link
LinkRede de Museus Vivos

Loja Portugal Rural
Item Projecto de Cooperação Nacional
"Loja Portugal Rural"

 

 

 

 

2007

Foto2
Foto3

Projecto de Formação e Capacitação Técnica em Cabo-Verde

Terceira missão conjunta a Cabo Verde, no contexto da ACVER. Esta contemplou duas áreas de actuação, uma de reforço de competências técnicas através de formação e outra de assistência técnica às equipas dos Conselhos Regionais de Parceiros.

Os objectivos da missão foram:

Esta missão decorreu entre 22 de Outubro e 1 de Novembro de 2007. Participaram dois técnicos do Monte, que desenvolveram toda a actuação na Ilha de Santo Antão. A missão terminou com uma reunião plenária, com a participação de toda a equipa e a Unidade Central do PLPR, na Cidade da Praia, onde foram apresentados os resultados alcançados pelas várias equipas, por Ilha e, definidos os próximos passos de actuação.

 

 

 

 

2006

Foto4
Foto5

Projecto de Cooperação
Transnacional TelNet

No contexto do Projecto "Nova Agricultura - Novo Desenvolvimento Rural", PIC EQUAL, o Monte integrou a Parceria Transnacional: TelNet - Rede Transnacional de Aprendizagem em Empreendedorismo, que integrou parceiros escoceses, holandeses, checos e portugueses. Ao longo de dois anos foram partilhadas experiências e conhecimentos, na área do empreendedorismo com vista à criação de emprego. O seminário de encerramento das actividades transnacionais, decorreu em Évora, tendo envolvido todos as entidades da Parceria Transnacional e os seus parceiros dos projectos nacioanis. Revelou-se um espaço extremamente importante pela partilha de conhecimentos e saberes entre os diversos participantes dos quatro países e pelas oportunidades de continuidade de trabalho apresentadas, como é o exemplo da rede EINET - European Institute and Network for Entreprise Education and training.


Projecto de Cooperação
Territorial "Mais Além"

É um projecto de cooperação territorial entre as Associações Portuguesas de desenvolvimento Local em meio rural, gestoras locais do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+: ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, ADRAT – Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega e MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.
O projecto visa a promoção, divulgação e disseminação da APURE - Associação para as Universidades Rurais Europeias, com o intuito de constituir um pólo desta associação em Portugal, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento dos territórios rurais. As três associações de desenvolvimento local orientam a sua estratégia de intervenção em territórios rurais com características ímpares e singulares, vindo por isso reforçar a ideia de que a criação de um pólo da Universidade Rural Europeia pode levar “Mais Além” os valores e as excelências dos diversos territórios rurais nacionais.
Item Saber mais

Objectivos do projecto de cooperação
Actividades

 

 

 

 

2005

Projecto de Cooperação Concelhia "ParticipAR - Inovação para a Inclusão em Arraiolos

O projecto "ParticipAR - Inovação para a Inclusão em Arraiolos" visa promover o desenvolvimento territorial do concelho de Arraiolos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A entidade promotora é a Câmara Municipal de Arraiolos e a entidade executora é o Monte. Esta intervenção é apoiada por um programa da Segurança Social, I.P. denominado Progride. O projecto ParticipAR teve início em Agosto de 2005 e está em execução até Junho de 2009. A parceria é composta por mais de duas dezenas de entidades públicas e privadas.  Duas acções de referência do projecto ParticipAR - Inovação para a Inclusão em Arraiolos" são a Item Escola Sénior do Mundo Rural e o Item Banco de Ajudas Técnicas

Item Projecto ParticipAr

 

Projecto de Cooperação Transnacional "Mais Além"
APURE - Associação para as Universidades  Rurais

O Monte e outras entidades gestoras da Iniciativa Comunitária LEADER+, estabeleceram em 2005 um protocolo de cooperação interterritorial para desenvolver actividades no quadro da APURE - Universidades Rurais Europeias. O objectivo é valorizar e promover os produtos e imagem dos territórios através da implementação de estratégias capazes de beneficiar mutuamente os vários elementos da parceria. Tomando por referência as inúmeras experiências realizadas pelos associados da APURE nos diferentes países de Europa, relativas à educação e formação não formal e de carácter popular, à montagem de estratégias específicas para valorização de produtos e imagens dos territórios rurais; esta parceria pretende identificar um conjunto de acções capazes de potenciar a eficácia e a eficiência das actividades até agora realizadas visando a promoção dos produtos e a imagem cultural do seus territórios.

Link APURE - Universidades Rurais Europeias

 

 

Foto6
Foto7

Projecto de Cooperação Transnacional "Playing with History"

O Monte ACE participou de Setembro de 2006 a Agosto de 2007, no projecto "Playing with History", juntamente com a Fundação Pianura Breciana - promotora do projecto (Italia), o Ayuntamento de Mazaricos (Espanha), o Museu de Klatovy da Republica Checa; o SB Kop Van Noord (Holanda) e a Vara Kommun (Suécia).
O objectivo do projecto centrou-se na criação de uma rede europeia de recuperação, promoção e valorização de jogos tradicionais. Foi desenvolvido em estreita ligação com o Agrupamento de Escolas de Arraiolos, que dinamizou as actividades junto dos alunos do concelho, contando também com a participação dos pais e avós dos mesmos.
Deste projecto transnacional resultou a criação de um livro que apresenta os diversos jogos tradicionais característicos dos países envolvidos.

 

 

 

 

2004-2001

Projecto de Cooperação Concelhia
"CASA - Rede de Solidariedades e Desenvolvimento Sócio-Comunitário

Tendo por objectivo a promoção do desenvolvimento através da inclusão social e inserção profissional em Arraiolos, o Monte promoveu entre Março de 2004 e Dezembro de 2005 o projecto "CASA - Rede de Solidariedades".
Os principais beneficiários do CASA: os jovens, mulheres desempregadas, imigrantes, técnicos e comunidade local.
De entre as várias acções destaque para os estudos realizados, as acções de animação sócio-cultural, sessões de informação e sensibilização e acções de formação profissional.
Para o sucesso desta intervenção, muito contribuiu a rede de parceiros composta por entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos.
O projecto "CASA - Rede de Solidariedades" foi apoiado pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social.

 

Projecto de Formação e Capacitação Técnica em Cabo-Verde

O Monte iniciou em 2001, um projecto de cooperação e assistência técnica com Cabo Verde. Esta iniciativa foi desenvolvida no contexto da ACVER - Associação Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento de Comunidades Rurais, constituída pelas Associações: Monte, Corane, Acaporama, Beira Douro, Douro Histórico, Pinhal Maior, Raia Histórica, Rota do Guadiana. O Projecto de Reforço das Parcerias e de Apoio à Execução do Programa de Luta Contra a Pobreza em Meio Rural (PLPR) insere-se no Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza (PNLP), que tem sido levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde com o apoio dos seus principais investidores, colectividades territoriais e sociedade civil.
Item Saber mais

No período de vigência do Leader II iniciou-se uma abordagem metodológica, participativa e territorializada em parceria com a INDE e envolvendo um conjunto de ADL (Associação de Desenvolvimento Local) portuguesas e ADC (Associação de Desenvolvimento Comunitário) Cabo-verdianas integradas no Projecto de Luta Contra a Pobreza do Governo Cabo-verdiano. Destas acções resultou um conhecimento da realidade socioeconómica e cultural Cabo-verdiana, acções de formação de técnicos do programa em Portugal com a cooperação das ADL portuguesas e o despontar de uma necessidade de colaboração com este país, culminando na formação da ACVER (em Portugal) e a delineação deste projecto, com o fim de responder às necessidades encontradas para a implementação e execução do PLPR em Cabo Verde.

Primeira missão conjunta a Cabo Verde, 2001
Concertação com o UCP para definir a metodologia de intervenção dos técnicos das ADLs portuguesas nas comunidades cabo verdianas; Apresentação e contacto com cada uma das zonas de intervenção para estabelecimento de protocolo de acordo entre CRP e ADL; partilha de metodologias para a constituição dos CRP e preparação dos PLLP; primeira análise das oportunidades e necessidades de formação para actividades geradoras de lucro – a Monte participou nesta acção através do envio de quatro técnicos.
Sessão de três dias de trabalho em Portugal – Verificação do trabalho feito; ensinamentos metodológicos e recomendações a fazer; definição de um programa de acção comum em Portugal, nomeadamente para contactar as associações de imigrantes e coordenar as futuras acções de formação, de comercialização, de solidariedade e de patrocínio; envio de relatórios ao UCP e às equipas locais com indicações de eventuais modificações a fazer – esta acção foi realizada nas instalações do Monte e contou com a presença de 4 técnicos.
Formação dos dirigentes e responsáveis caboverdianos em Portugal – Contactar e conhecer as zonas Leader, os seus actores locais, os seus métodos de desenvolvimento local e aprofundamento das hipóteses de cooperação estabelecidas na primeira missão – Cada uma das associações envolvidas recebeu um grupo de dirigentes caboverdianos.

Segunda missão conjunta a Cabo Verde, 2003
Apoio à finalização das PLLP; definição das acções de cooperação a incluir (programação das acções de formação, de solidariedade, de comercialização); balanço e seguimento das acções de cooperação em curso, nomeadamente em termos de comercialização – A Monte enviou dois técnicos para a participação nesta acção.
Missão de exame intercalar  do PLPR – Participação no workshop / reunião para a discussão conclusiva da missão de exame intercalar do Programa de Luta Contra a Pobreza em Meio Rural – Nesta acção participaram dois técnicos do Monte.

Fechar

 

Projecto de Cooperação Luso-Brasileiro
Parceiros
Monte, Instituto palmas, Câmara Municipal de Arraiolos, Prefeitura de Piranhas, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ProRegiões, Lda. Localização – São Paulo, Rio de Janeiro, Piranhas, Alagoas, Brasil. No ano de 2002, durante os meses de Junho e Julho, o Monte participou na acção de formação “Análise sócio-económica e de género”, onde surgiram vários contactos para desenvolver e conhecer a experiência do Instituto Palmas, no domínio da mobilização e capacitação social dos agentes e comunidades locais.

As actividades desenvolvidas foram
Acções Promocionais - Agentes Económicos: Realização de duas acções de promoção e valorização dos produtos locais: uma destinada aos produtos portugueses no Brasil (Actividade 1.1) e outra destinada aos produtos do Brasil em Portugal (Actividade 1.2).
> Em Dezembro  de 2004 foi realizada uma feira de produtos do Alentejo em São Paulo.   Esta feira decorreu durante três dias realizando-se diariamente provas dos produtos expostos. A cidade de São Paulo, não sendo o único, é o mercado brasileiro de referência para este tipo de  produtos assim como Lisboa será em Portugal para os produtos do nordeste.
> Em Novembro de 2005 realizou-se a mostra dos produtos brasileiros na Loja do Mundo Rural, em Lisboa e no Centro de Artes e Ofícios em Arraiolos durante uma semana.
A selecção dos produtos nordestinos a expor foi iniciada pelo Palmas em Janeiro de 2004 mediante a realização de dois encontros/seminários com potenciais expositores/produtores e visitas a pequenas unidades agro-industriais as quais serão posteriormente estimuladas a procederem a adequações em seus produtos tendo em vista a implementação de um plano de melhoria de qualidade e sua participação na exposição em Lisboa.

Objectivos