Construir a Estratégia de Desenvolvimento Rural 2014-2020, Alentejo Central

Peritos

Lúcio Pires do Rosário

Lúcio Pires do Rosário Mais

Temática
Ambiente e Energia

Natural de Alter do Chão (14 de Maio de 1951); Trabalha nos Serviços Florestais Portugueses, actual Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, desde Outubro de 1970; Tem a Pós-graduação em Georrecursos (1997/2000) do IST, a Licenciatura em Estatística e Gestão de Informação (1994/97) do ISEGI-UNL e o Curso Complementar e de Regente Agrícola (1969/70 e 1964/71) das Escolas de Santarém e Évora. É o Ponto Focal Nacional Adjunto e o Correspondente Nacional para a Ciência e Tecnologia da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação desde Abril de 2007; Integra: a Comissão Nacional da Reserva Ecológica Nacional (REN), na qualidade de personalidade de reconhecido mérito no domínio agro-florestal (desde 30 de Abril de 2012), o Grupo do SNIERPA - Sistema de Inventariação das Emissões Antropogénicas por Fontes e Remoção por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos (desde Fevereiro de 2007), o Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde / Equipa de Projecto “Fenómenos Meteorológicos Extremos” (desde Setembro de 2007), a Rede de Pontos Focais INSPIRE Portuguesa (desde Janeiro de 2009), o Grupo GMES@PT - Global Monitoring Environment and Security Services da CE/ESA (desde Julho de 2006) e o Conselho de Coordenação da Rede Rural Nacional (desde Abril de 2011).

António Francisco Balsa Cebola

António Francisco Balsa Cebola Mais

Temática
Empreendedorismo

Naturalidade: Évora, Portugal. Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia, de Lisboa, em 1978. Docente do Ensino Superior na Universidade de Évora entre 1982 e 2006, como Assistente convidado em regime de acumulação, colaborando no Departamento de Matemática (1982-1995) e no Departamento de Economia (1996-2006), neste último caso em cadeiras relacionadas com a ‘Elaboração e Análise de Projectos’ e a ‘Análise Custo-Benefício’. Técnico superior do IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, desde 16 de Março de 1981.  Coordenador do Centro de Desenvolvimento Empresarial do Alentejo, desde 21 de Fevereiro de 1986, funções que ainda exerce.  Responsável no Alentejo pela avaliação das candidaturas aos sistemas de incentivos do QCA II e III. Colaborou na formatação do Programa FINICIA, do IAPMEI, orientado para financiamento a novas empresas. Orador em diversos seminários e Workshops em que o tema do empreendedorismo foi debatido. Livros publicados: “Elaboração e análise de Projectos de Investimento - Casos práticos”, Edições Sílabo, Setembro de 2000, com 2ª edição em 2005;  “Projectos de Investimento de Pequenas e Médias Empresas”, Edições Sílabo, Novembro de 2011.

Henrique Sim-Sim

Henrique Sim-Sim Mais

Temática
Recursos Locais/Serviços

Licenciou-se em 1997 em Engenharia Zootecnia, na Universidade de Évora; fez uma especialização em “Cooperação para o Desenvolvimento”, pelo Instituto Nacional de Administração (INA); e frequentou o Curso de Mestrado em “Relações Internacionais e Estudos Europeus” na Universidade de Évora. Entre 2003 e 2006 foi Director da Associação de Desenvolvimento Local “Terras Dentro”, na qual, desde 1997, concebeu e coordenou diversos projectos nas áreas do desenvolvimento rural e ambiente, educação e formação de adultos, cultura e património, cooperação transfronteiriça e cooperação para o desenvolvimento, animação territorial e económica, entre outras iniciativas.Desde 2006 à presente data que assume o cargo de Assessor da Secretária Geral na Fundação Eugénio de Almeida, na qual é responsável pela concepção e desenvolvimento de projectos de distinta natureza; pela dinamização da cooperação transfronteiriça e cooperação internacional; pelo desenvolvimento de projectos de valorização e requalificação do património edificado, entre outros. É também Coordenador do Observatório Social do Alentejo e Coordenador do Projeto de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida, tendo este sido distinguido por duas vezes como referencia em Inovação Social. É sócio-fundador e Presidente da Assembleia Geral da associação Alentejo de Excelência, cujo objetivo é o de promover um debate informado sobre o desenvolvimento regional, apoiando o desenho de estratégias, formando futuros Líderes e promovendo a competitividade e a reputação da Região. (2011-2013). É convidado para assumir a Vice-presidência da Delegação Regional de Évora da DECO – Associação para a Defesa do Consumidor, no triénio 2009-2012. É ainda sócio fundador e membro do Conselho Fiscal da ESLIDER – Rede de Lideres do 3.º Sector (2011-2013).  É Consultor na área da Gestão de Projetos, tendo colaborado com organizações sem fins lucrativos e autarquias locais. Contactos: Tel: (00 351) 96 152 13 72
E-mail henriquesimsim@portugalmail.com
Web http://pt.linkedin.com/in/henriquesimsim

António Oliveira das Neves

António Oliveira das Neves Mais

Temática
Turismo Rural e Conservação do
Património Rural

Economista e Mestre em Planeamento Regional. Investigador e Presidente da Direcção do IESE. Responsável pela Coordenação de estudos económico-territoriais e de avaliação de políticas públicas nos domínios da educação, formação, emprego, desenvolvimento regional, agricultura e desenvolvimento rural. Coordenador do Estudo de Caracterização do Turismo em Espaço Rural e Turismo de Natureza (IESE-DGADR, 2008) e da Avaliação Contínua do Sub-programa 3 do ProDeR (IST/ IESE -Gabinete de Gestão, 2008-2015).

Herminia Ribeiro

Hermínia Ribeiro Mais

Temática
Cooperação e Inovação

Licenciatura em Relações Internacionais, Pós-graduação em Estudos Europeus e Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais. A tese de Mestrado é sobre Cabo Verde e o processo de Descentralização/Cooperação Descentralizada, e tem publicações sobre o Ciclo do Projecto. É atualmente Subdiretora e Coordenadora de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento no IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr.

Francisco Sarmento

Francisco Sarmento Mais

Temática
Segurança Alimentar e Sistemas
de Qualidade de Produtos

Licenciado em Gestão e Desenvolvimento Rural, mestre em Politicas Públicas e também em Agro-negócios, doutor em Ciências Sociais e pós doutoramento em governabilidade e politicas publicas.
Membro fundador de associações de desenvolvimento rural em Portugal, Brasil e Angola. Experiencia de trabalho na área do desenvolvimento territorial, agro-negócios e segurança alimentar de cerca de 20 anos, em Portugal e outras regiões e países da América Latina, África e Ásia. Anterior director mundial da área de segurança alimentar da ActionAid Internacional e atualmente Consultor das Nações Unidas (FAO). Coordenador da Estratégia de Segurança Alimentar da CPLP pela Organização das nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Monte-ACE