O dia 1 de dezembro assinala um dos momentos mais marcantes da história de Portugal: a Restauração da Independência, em 1640, que pôs fim a 60 anos de domínio filipino e fim à União Ibérica. Neste dia, um movimento de nobres (os conjurados) devolveu ao país a sua soberania, restaurando a autonomia política e afirmando a identidade nacional. Liderou este movimento D. João IV, futuro Rei de Portugal, o Restaurador, dando início à Dinastia de Bragança.
A coragem e a determinação demonstradas neste episódio histórico continuam a inspirar o compromisso de todos os que trabalham para construir um país mais forte, coeso e independente.
No Monte recordamos esta data histórica como símbolo de resiliência, união e capacidade de mobilização coletiva, valores que nos orientam diariamente a nossa intervenção no desenvolvimento local e na promoção da solidariedade e coesão das comunidades do Alentejo Central.
Celebrar o Dia da Restauração é honrar a independência e a soberania do Estado Português, e reforçar o compromisso com o futuro: um território ativo, autónomo e capaz de definir o seu caminho.
Monte – Desenvolvimento Alentejo Central, ACE, ao serviço das comunidades, com identidade e independência.
Arraiolos, 2 de dezembro de 2025

