Balói d'Horta - Facebook Facebook - Balói d'Horta Dryland Champions HOME Seminário Internacional - Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável
27 e 28 Novembro 2014, Santo Antão, Cabo Verde
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
CONCLUSÕES

Seminário Internacional English

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável

Monte e o Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão realizam o Seminário Internacional “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável”, nos dias 27 e 28 de Novembro, na cidade de Porto Novo, Ilha de Santo Antão, Cabo Verde.
Este encontro insere-se nas atividades do projeto Baloi d´Horta que visa aumentar o rendimento dos pequenos agricultores da Ilha de Santo Antão. Em desenvolvimento desde 2012, o projeto tem possibilitado o aumento do consumo de hortofrutícolas de Santo Antão, reforçou as capacidades técnicas dos agricultores, estimula a organização coletiva dos produtores e promove a comercialização direta dos Baloi de Horta, reforçando o combate de luta contra a pobreza.

Logo UNCCDDryland Champions
Em junho de 2014 o Baloi d’Horta foi selecionado como o Projeto de Cooperação para o Desenvolvimento distinguido pelo Programa Dryland Champions, da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e que a nível de Portugal é gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O Programa “Campeões das Zonas Áridas” é destinado a distinguir – Honrar – as/os indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevante para a gestão sustentável das terras (SLM, em inglês). Sob o lema “Eu sou Parte da Solução” a iniciativa foca-se sobretudo nas pessoas, no seu empenho e esforços para promover e melhorar nas zonas áridas os meios de subsistência das populações e as condições dos ecossistemas afetados por desertificação e seca. O Programa reconhece e distingue uma ampla gama de atividades de gestão sustentável das terras, incluindo todas as ações, atividades, iniciativas e projetos que introduzam, facilitem, promovam ou implementem políticas e práticas SLM nas zonas áridas ao nível local, regional ou nacional.”

A iniciativa integra ainda a realização de 2 ações de capacitação, nas áreas do Comercio de Proximidade e Economia Solidária, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, destinadas aos pequenos agricultores.

Os vários trabalhos propostos visam ainda celebrar o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014, no sentido de reforçar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores e o seu papel no combate à fome e pobreza ao nível mundial.

 

Objetivos

Temas

Públicos

Monte-ACE